quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Resultados Eleitorais de PcDs no RS

Com as pessoas com deficiência procurando o seu espaço na sociedade, uma das maneiras de garantir esse espaço é lutar por seus direitos. Nada mais justo, é óbvio, e o principal caminho para que esse objetivo seja alcançado é a política. Isso levou a um aumento muito grande de PcDs se candidatando a cargos políticos.
Como vocês sabem, eu pensei em me candidatar a vereador mas desisti. Expliquei isso neste post: http://blogdaacessibilidade.blogspot.com.br/2012/06/nao-serei-mais-candidato.html .
Mas, felizmente, foram de mais de 15 candidatos a vereador e um para prefeito, pelo que fiquei sabendo, aqui no Rio Grande do Sul. Tivemos uma representação ainda pequena mas crescente nesta eleição. Apenas Paulo Brum e Luciano Marcantônio (em Porto Alegre); Luis Henrique Tino (Cachoeirinha) e Paulo Nunes, em São Sepé, se elegeram vereadores.
Existia uma certa expectativa com a eleição de Santos Fagundes para prefeito de São Sepé já que ele é cego desde os 26 anos. Fagundes teve uma retinose pigmentar, doença degenerativa que começou a tirar a sua visão aos nove anos. Ele é coordenador do gabinete do senador Paulo Paim, relator do Estatuto da PcD. Mas, infelizmente, essa expectativa não se confirmou.
Paulo Brum é um cara conhecido aqui no RS. Cadeirante em virtude de um acidente, já tinha sido vereador e deputado estadual. Acredito que ele volte para a Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, cargo que exercia antes das eleições. Luciano Marcantônio tem amputação num dos braços e vai para o 2º mandato. Luis Henrique Tino e Paulo Nunes, eu confesso que não conheço.
Um candidato que não é PcD mas que tem um trabalho voltado para nós e se elegeu é o Cláudio Silva (http://blogdaacessibilidade.blogspot.com.br/2012/04/claudio-silva-sai-da-faders.html). Ele foi eleito prefeito de Parobé. Portanto, é esperado que Parobé avance bastante em acessibilidade.
E você? Conhece algum PcD que foi candidato nesta eleição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário