terça-feira, 18 de setembro de 2012

Visita á AACD

Hoje de manhã, passei por um momento muito especial. No post "Minha História", eu contei para vocês que a minha paralisia cerebral foi descoberta na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) quando eu ainda morava em São Paulo.
Depois, vim morar em Porto Alegre e comecei um tratamento particular, no qual estou até hoje. Em 1998, como todos sabem, começou o Teleton no SBT para aumentar o número de unidades e expandir a AACD. Como tenho essa relação de carinho com a instituição, eu sempre doei para o Teleton. E, já em 99, Porto Alegre foi contemplada com uma unidade da AACD que, estrategicamente, fica perto do Hospital da PUC. E, nesta época, eu fazia jornalismo na própria PUC. Ou seja, passava perto da construção da AACD aqui em Porto Alegre.
Em 2000, a nossa AACD foi inaugurada e eu sempre prometia para mim mesmo que, um dia, iria visitá-la mas ficava adiando. E hoje chegou o grande dia. Estava fazendo uma reportagem sobre o mutirão para atender os pacientes que tem deficiência física ou auditiva no Rio Grande do Sul e que aguardam assistência. Precisávamos de um exemplo de um paciente que usufrui desses atendimentos. É aí que entra a AACD. Lá, fui encontrar a Ana Carolina, uma garotinha muita esperta que tem cinco anos e o mesmo problema que eu (num estágio de comprometimento bem mais avançado, obviamente). Entrevistei a sua mãe e a sua fisioterapeuta. As duas estão muito felizes com a evolução da criança.
Mas o melhor de tudo foi passar por todas aquelas crianças e ver tudo o que o Teleton sempre me mostrou: uma vontade enorme de viver. As crianças tem muita autonomia, manuseiam suas próprias cadeiras de rodas (as que podem, evidentemente) e estão sempre muito sorridentes. Apesar de não lembrar do tempo de AACD, passou um filme na minha cabeça. Foi muito legal.
Para quem ainda não percebeu, eu e as crianças da AACD temos uma mensagem: somos felizes, mesmo com as nossas limitações porque nossas potencialidades são maiores.
E rumo ao Teleton 2012. Quero ver todo mundo doando.  

Um comentário: