segunda-feira, 29 de março de 2010

Ônibus adaptado é exemplo de descaso com cadeirante

Uma excelente matéria foi mostrada ontem (28/3) no Fantástico sobre os ônibus públicos adaptados para cadeirantes em cinco capitais brasileiros (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1548461-15605,00-MA+CADEIRANTE+ESPERA+MAIS+DE+DUAS+HORAS+POR+ONIBUS+ADAPTADO.html ou http://www.youtube.com/watch?v=DheW_oSR0og ). Rio de Janeiro, São Paulo, São Luís, Goiânia e Porto Alegre foram as protagonistas do teste de mobilidade para deficientes físicos.
E o resultado foi mais uma vergonha nacional. Em São Luís, no Maranhão, o cadeirante convidado para a reportagem esperou 2 horas e 13 minutos até que um ônibus pudesse carregá-lo já que os três que apareceram antes estavam com o elevador quebrado. Em Goiânia, em torno de 70% da frota é adaptada mas, em muitos veículos, os equipamentos também apresentavam problemas. Porto Alegre foi considerada a capital com o melhor serviço por causa da presteza dos funcionários.
Mas é lamentável que, em média, apenas 30% dos ônibus destas cinco capitais brasileiras estejam adaptados para cadeira de rodas. Isto significa que os cadeirantes levam três vezes mais tempo do que uma pessoa comum para chegar ao destino desejado. Como ter motivação para tentar um emprego; como ir ao médico; como se divertir num bar com os amigos se as barreiras são quase intransponíveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário